Biblioteca

VAMOS FALAR | O NOSSO TRABALHO | PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

Para que possa tomar decisões mais conscientes ou para que possa compreender melhor e ajudar alguém que conhe​ça e que esteja em sofrimento mental, é essencial ter acesso a informação válida e clara sobre as diferentes perturbações mentais. Um dos objetivos mais fundamentais da Campanha 'Vamos Falar' é desenvolver este trabalho de educação para a saúde. 

Se considerar pertinente, preencha a Escala de Literacia em Saúde Mental e participe na nossa pesquisa sobre os conhecimentos e estigma associado à doença mental da população Portuguesa.

Junte-se nós neste movimento para uma sociedade mais informada e mais inclusiva!

Brochuras

depressao.png

É muito comum que as pessoas com depressão não procurem ajuda. Por vergonha, por não
reconhecerem os sintomas ou porque pensam que seria um sinal de fraqueza. É essencial estar informado de modo a desmistificar e agir de forma preventiva.

bipolar.png
Perturbação Bipolar

Algumas pessoas sentem mudanças de humor de uma forma extrema, que alteram muito a forma como sentem e pensam. Se por um lado as oscilações de humor podem ser normais, quando são extremas e interferem no funcionamento normal, poderá tratar-se de uma perturbação bipolar.

anx.png

A ansiedade é uma emoção normal que todos conhecemos. Apesar de normal, se a ansiedade começar a afetar a sua vida ou se o/a impede de fazer as suas tarefas diárias e interfere nas relações pessoais, isso pode ser sinal de um problema de saúde mental.

anx2.png

Apesar de comuns, os ataques de pânico interferem negativamente na qualidade de vida das pessoas dificultando a adaptação às exigências da vida quotidiana. Embora possam ser altamente incapacitantes é possível tratá-los de forma eficaz.

esq.png

A esquizofrenia é uma perturbação mental altamente incapacitante se não for tratada o mais cedo possível. É necessário que esteja atento a eventuais sintomas de esquizofrenia.

inso.png

O aumento dos gastos com medicação para dormir é uma realidade que deve ser encarada com preocupação. As perturbações do sono são um problema de saúde que requerem uma intervenção a nível clínico.

bul.png

Após a ingestão compulsiva de alimentos, quem sofre de bulimia tende a sentir-se culpado e ansioso por não ter controlado a impulsividade. Estes episódios são vividos com extrema vergonha o que poderá gerar comportamentos que procuram esconder o problema.

anor.png

Em Portugal, estima-se que 0,3% a 0,4% da população sofra de anorexia nervosa, dos quais 90% dos casos incidem no género feminino. Embora as estimativas possam parecer baixas, ocorrem formas parciais de anorexia em cerca de 12,6% dos adolescentes.

POSTERS