Buscar
  • Vamos Falar

6 MOTIVOS PARA FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

Atualizado: 1 de Jul de 2020

Existem muitas perturbações mentais. Talvez mais, e com uma prevalência muito maior que aquilo que possa imaginar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2017, estima-se que 792 milhões de pessoas sofrem de uma doença mental. Em média, morre uma pessoa por suicídio a cada 40 segundos.


Sublinhamos ainda, que a capacidade de diagnóstico das doenças mentais a nível global é claramente insuficiente, sobretudo nos países menos desenvolvidos.


As estimativas representam apenas uma fracção do cenário real.

E no entanto, a saúde mental mantém-se muitas vezes fora do debate público e conversar sobre o sofrimento mental continua a ser taboo.


O desconhecimento generalizado sobre os diagnósticos em saúde mental, faz com que apenas 15% das pessoas com perturbação psiquiátrica recorra a médicos psiquiatras. E 9% a psicólogos. A grande maioria, 80%, recorre a um médico de família para obter medicação psicofarmacológica.


A saúde mental não passa despercebida apenas no debate público e nas conversas privadas. Anualmente a saúde mental provoca perdas de mais de €300 milhões na economia.


O investimento nesta área corresponde a um terço daquilo que é considerado como um valor aceitável.

A saúde mental precisa de uma mudança urgente no paradigma nacional e internacional, e essa mudança não passa apenas pelo investimento que é feito pelo estado, passa também por si.


Vamos Falar


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo